sexta-feira, 6 de junho de 2008

Qual a relação do Japão Feudal com a Bolsa de Valores?

“A única maneira de sobreviver em um mundo atacado pela contínua mudança é através da criação e da inovação”. - E. Raudsepp.

Ao pesquisar imagens no google, deparei-me com a seguinte imagem:


A imagem me fez recordar uma historia de criatividade e inovação.

A cultura do Japão nos fascina por sua riqueza, suas tradições e sua história. A análise técnica também faz parte desse contexto.Precedendo em quase 150 anos os modelos americanos, os japoneses já haviam criado sua técnica de analise de mercado, conhecida hoje como a técnica de Candlestick. e suas origens estão no Japão feudal, período em que classe dos samurais dominavam a história do Japão. Nessa época, os conflitos eram tantos que os japoneses referem-se a esse período da história como Sengoku Jidai (tempo do país em guerra).
Esse momento do Japão feudal, se reflete na nomenclatura de alguns padrões de candles, como counterattack lines (linhas de contra-ataque) ou three advancing white soldiers (três soldados brancos que avançam).

Historia da origem dos candlesticks :

Uma rica família de fazendeiros de arroz, chamada Homma, tinha sua base de negociação na cidade de Sakata, uma área onde o comércio de arroz era bastante forte. Em torno de 1750 (periodo feudal) o patriarca da família Homma morreu e o controle dos negócios passou para Munehisa Homma.
Munehisa foi um genial analista do mercado. Ele desenvolveu teorias , tecnicas de candlestick e passou a guardar informações detalhadas (registros históricos) sobre condições de clima, preços do arroz e negociações realizadas. Para compreender a fundo a psicologia dos investidores, analisou os movimentos de preços do arroz até de negociações ocorridas em outra época em que os trades eram realizados no jardim de Yodoya.
Não demorou muito para Munehisa passar a atuar e também dominar a grande bolsa Dojima, onde acumulou uma fortuna gigantesca. Suas técnicas eram tão precisas que ele não via a necessidade de se fazer presente em Osaka. Desenvolveu um sistema de troca de informações, no qual homens eram posicionados sobre telhados de casas no caminho entre
Sakata e Osaka, e através de bandeiras comunicavam as intruções de compra e venda geradas por Munehisa.
“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam “. - Bernard Shaw.
Conta-se que Munehisa conseguiu fazer cerca de 100 trades consecutivos vitoriosos. Diante de tal poder e conhecimento o governo contratou Homma como consultor financeiro e concedeu a ele o título de Samurai.
Legado de Muneshita Homma: grafico candlestick.


SITES INTERESSANTES:

http://portalexame.abril.com.br/

http://web.infomoney.com.br//investimentos/